Saiba mais sobre a operação em Paranaguá Saneamento

Informações para você

1) O que são as peças plásticas encontradas em pontos da bacia de Paranaguá?

As biomídias são módulos plásticos utilizados em sistemas de tratamento biológico de efluentes, amplamente reconhecidos por melhorar a eficiência dos processos de tratamento e é uma prática consolidada mundialmente. Elas oferecem área superficial para fixação de biofilme — camadas de microrganismos responsáveis pela remoção de poluentes da água.

 

2) Essas peças estão vazando da Estação de Tratamento Emboguaçu?

Não. No dia 10 de outubro de 2025, foi registrada uma elevação pontual e extraordinária do nível em tanques da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Emboguaçu, situação que ocasionou o carreamento de ínfima parcela de biomídias até a saída do efluente tratado. Assim que o fato foi identificado, a equipe operacional da concessionária atuou de forma imediata, adotando medidas que contiveram a situação. Além disso, a Paranaguá Saneamento acionou o Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental responsável, e iniciou o plano de ação, composto por medidas de limpeza, contenção e monitoramento.

 

Entre as iniciativas estão a contratação de equipe dedicada à remoção de resíduos em praias e na própria ETE – onde a atividade já foi concluída –, o incremento das barreiras de contenção na saída do efluente tratado e ampliação dos equipamentos de monitoramento. Foram instaladas redundâncias nos gradeamentos, além de câmeras e sensores de nível, permitindo o acompanhamento automático, remoto e em tempo real como reforço às rotinas da equipe operacional.

 

3) As biomídias são tóxicas e causam danos à saúde?

Não. Tanto as biomídias, quanto as comunidades bacterianas associadas a elas não oferecem riscos à saúde humana, mesmo em situações de contato direto. Antes do emissário, onde há a destinação do efluente tratado, há um tanque de contato na Estação de Tratamento, quando acontece a desinfecção final com uso de cloro, o que já seria suficiente para eliminar as bactérias. Além disso, as biomídias não são tóxicas e as bactérias utilizadas no tratamento biológico, quando liberadas em ambientes marinhos, não sobrevivem ou não se proliferam de forma significativa, devido à diferença de salinidade, temperatura, pH e condições ambientais, que são desfavoráveis ao seu metabolismo. Dessa forma, são rapidamente suprimidas. Além disso, a liberação acidental de biomídias representa um episódio isolado dentro do contexto mais amplo da poluição plástica marinha.


4) Houve vazamento de esgoto junto com as biomídias?

Mesmo durante o ocorrido, a Estação de Tratamento manteve seu funcionamento dentro dos requisitos técnicos, garantindo a continuidade e eficiência do serviço prestado. Além disso, o lançamento do efluente tratado se manteve dentro dos parâmetros exigidos pelo órgão ambiental.


5) O que a população deve fazer se identificar a presença de biomídias?

A população deve entrar em contato com a Paranaguá Saneamento por meio do endereço de e-mail meioambiente.pssa@igua.com.br .ou pelo Whatsapp (41) 98759-4036. Os profissionais contratados pela concessionária para realizar a limpeza já estão atuando em locais como Ilha do Mel, Jardim Figueira, Piaçaguera, Amparo e Pontal. A equipe também está atuando na retirada de outros resíduos existentes, como PETs e latas. 

FAQ REAJUSTE TARIFÁRIO

 

1.     Quem determina o valor da tarifa de água e esgoto?

A tarifa de água e esgoto não é definida pela concessionária, mas sim pelo Contrato de Concessão firmado com a Prefeitura Municipal de Paranaguá. Tanto a Paranaguá Saneamento quanto a Prefeitura não têm autonomia para aumentar ou diminuir o valor cobrado pelos serviços. Conforme regras do Contrato de Concessão e legislação vigente, a tarifa deve ser reajustada anualmente para recompor a inflação do setor, garantindo o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e, consequentemente, a qualidade dos serviços.

 

2.     Por que as tarifas são diferentes entre diferentes municípios, inclusive da mesma região?

A comparação entre tarifas deve considerar:

  • Qualidade e regularidade do serviço
  • Abrangência - Paranaguá possui 100% da área urbana regular com água tratada e 97% com coleta e tratamento de esgoto.
  • Investimentos realizados e previstos para manutenção e ampliação da rede
  • Custos regionais – como energia elétrica, insumos, mão de obra, tratamento de esgoto e transporte.

 

3.     Se a água é um bem comum e está disponível na natureza, por que eu tenho que pagar por ela? 

A água bruta, como encontrada em rios, lagos, córregos e poços, não é própria para consumo humano e pode transmitir doenças.

O que é cobrado não é a água em si, mas os serviços de captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta, tratamento e afastamento do esgoto. Para que todo esse serviço seja prestado de forma efetiva, a concessionária emprega mais de 220 colaboradores que atuam diariamente para entregar um serviço de qualidade para a população. Em Paranaguá, esse trabalho é executado pela Paranaguá Saneamento, empresa do grupo Iguá Saneamento.

4.     Como é feita a cobrança dos serviços de água e esgoto que eu consumo?

Qualquer serviço gera cobrança. No caso da água e do esgoto, a Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e prevê o reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

 O valor final da tarifa, em Paranaguá, é composto por itens como: 

  • energia elétrica;
  • custos de insumos (cloro, flúor) necessários para o funcionamento dos sistemas de água e esgoto;
  • compra e manutenção de peças e estruturas;
  • salários da mão de obra;
  • combustível;
  • investimentos na ampliação do sistema e aplicação de tecnologia;
  • equipamentos de segurança individuais, etc.

 

5.     De que forma é medido o consumo que determina o valor da conta que chega para os moradores de Paranaguá?

Todos os meses, os leituristas da Paranaguá Saneamento passam nos imóveis de todos os bairros e distritos da cidade para medir o consumo. Esta conta é relativa a quantidade de água consumida pela família no período de aproximadamente um mês, tendo como consumo mínimo 10m³, ou seja, 10 mil litros d’água. Uma regra vale para todos: quem consome mais, paga mais, é como se fosse a energia, quanto mais luzes acesas, mais alta será sua fatura. Confira a estrutura tarifária aqui. (incluir link)

 

6.     Como eu posso acompanhar o meu consumo?

Para saber exatamente a sua média de consumo e ir controlando no seu dia a dia é só verificar o que está registrado em sua conta no campo leitura anterior e no espaço de leitura atual, subtraia para chegar na quantidade de litros que você está consumindo.

Exemplo: Na leitura feita no dia 10 de abril foi apontado no hidrômetro (números pretos) o número 500 e no dia 10 de maio estava 510, ou seja, foram consumidos 10 metros cúbicos ou 10 mil litros de água.

 

7.     Meu consumo aumentou muito de um mês para o outro, o que posso fazer?

Como detectar vazamentos (clique aqui para ver a cartilha)

Verifique hábitos de consumo.

Em alguns casos, a concessionária pode emitir um alerta de excesso de consumo e pode reter sua fatura para análise.

 

8.     Como a Paranaguá Saneamento consegue ter uma medição mensal precisa?

Todos os hidrômetros utilizados pela concessionária são certificados pelo INMETRO, garantindo precisão e confiabilidade na medição.

Periodicamente, a Paranaguá Saneamento realiza trocas preventivas dos hidrômetros da cidade, sem custo para o cliente.

Importante saber que: preservar esse equipamento é de responsabilidade de cada morador, tome cuidado com violações, fraudes e avarias. Caso o morador identifique alguma grande alteração no valor da conta ou mudanças no equipamento, acione a concessionária imediatamente.

 

9.     Como eu posso economizar a conta de água na minha casa? 

 A água é utilizada por você e sua família para necessidades diárias, não é mesmo? Para não ter surpresas indesejadas, seja consciente e decrete uma campanha contra o desperdício na sua casa ou empresa incentivando atitudes, como:

  • Evite o uso desenfreado com torneiras abertas ao escovar os dentes, lavar calçadas e carros, regar plantas com mangueiras ou tomar banhos demorados.
  • Fique atento aos vazamentos internos do imóvel. Se seu consumo aumentou de forma drástica sem nenhuma mudança de hábito, pode ter algo errado.

 

REAJUSTE TARIFÁRIO DE 2021 e 2022

 

1.     A Paranaguá Saneamento anunciou na imprensa sobre o reajuste anual. O que é isso? E como isso vai refletir na minha conta? (COLAR AQUI O COMUNICADO EXTRA DA FATURA)


O comunicado informa sobre a aplicação dos reajustes tarifários referentes aos anos de 2021 e 2022, que não foram praticados à época e que, juntos, totalizam 23,92%. Esses reajustes estão sendo aplicados neste momento por força de decisão judicial proferida no processo nº 0006601-31.2025.8.16.0129.

No dia 19 de agosto a Paranaguá Saneamento comunicou o reajuste em Diário Oficial e na imprensa local informando que, a partir do dia 19 de setembro as faturas virão com o valor reajustado.

 

IMPORTANTE: Vale ressaltar que essa aplicação é uma decisão judicial do processo nº 0006601-31.2025.8.16.0129, que reafirma a necessidade de reposição de índices inflacionários do setor, referente aos serviços prestados. Lembrando que, nesses anos, estes reajustes ficaram pendentes de aplicação conforme previsto pelo contrato de concessão e que, neste período de retorno da pandemia de COVID-19 o país enfrentou momentos de alta inflação, especialmente no que se refere a insumos para o setor de infraestrutura. A Paranaguá Saneamento se coloca à disposição para esclarecer suas dúvidas por meio dos nossos canais de atendimento: 0800 4000 520, WhatsApp (41) 99244-5030 ou na loja de atendimento que fica na Rua Vieira dos Santos, 333, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações, acesse o site www.igua.com.br/paranagua.

·      Esse aumento referente ao reajuste vai chegar na minha conta quando?

Esse percentual será cobrado nas contas 30 dias após a publicação do reajuste, ou seja, a partir de 19 de setembro de 2025.

·      Esse novo valor é só para as contas de água e esgoto ou para todos os serviços complementares?

·      Esse percentual será aplicado nas contas e também em serviços como ligação de água, ligação de esgoto, religação de água no ramal, padronização de cavalete, redimensionamento de ramal de esgoto, entre outros.

 


Na Iguá, a conta traz as informações completas sobre o consumo da residência, os dados registrados no hidrômetro no momento da leitura, o vencimento da fatura, características da água e diversos dados importantes, como mostra a ilustração abaixo. 

Faça o download no link abaixo e acesse a Estrutura Tarifária Vigente.

Download do arquivo

Você sabe como utilizar o nosso aplicativo Digi Iguá? Então deixa que a gente te ensina!

 

Faça o download abaixo e acesse o nosso manual feito especialmente para que

você possa aprender a como usar o app.

 

Além disso, neste manual você poderá conferir todas as

funcionalidades disponíveis no Digi Iguá.

Download do arquivo

Como é feita a leitura pela média de consumo?


A média de consumo é uma prática usual nas empresas de saneamento, empregada em situações como a impossibilidade de acesso dos leituristas aos hidrômetros nos imóveis ou por alteração/defeito no medidor que inviabilize o processo de leitura do consumo de água.


A fim de minimizar os riscos de contágio, durante o período de mobilização contra o coronavírus, os profissionais da empresa não entrarão nos imóveis com hidrômetros internos para realização da leitura. Nesses casos, a conta será emitida considerando a média de consumo conforme o faturado nos últimos seis meses. 


O sistema, que mensalmente é alimentado com as informações de consumo e faturamento de todos os clientes, calculará a média simples (soma do valor faturado dos últimos seis meses dividido por seis) e o valor da conta de água do mês será de acordo com esse resultado. 


Autoleitura


O cliente que desejar poderá realizar a autoleitura do hidrômetro de seu imóvel. Para isso, deve tirar uma foto nítida do medidor e enviar a imagem à concessionária por meio do WhatsApp 17 99641-3259, solicitando a emissão da conta. A foto deve ser nítida, mostrando os números pretos do visor limpo e sem reflexo. Os atendentes da concessionária irão avaliar os dados e enviar um retorno ao solicitante em um prazo de até 24 horas.



Para preservar a saúde de colaboradores e clientes e atender às orientações de prevenção ao contágio da COVID-19, durante o período de mobilização, utilizaremos estes procedimentos especiais para emissão da conta de água em imóveis em que não é possível acessar o hidrômetro da rua.

Bancos Convencionais

Banco do Brasil - Débito automático

Bradesco - Débito automático, Internet Banking, Telefone Banking, Autoatendimento (caixa eletrônico) e Guichês do caixa

Caixa - Internet Banking e Autoatendimento (caixa eletrônico)

Itaú - Débito automático e pagamento em balcão

Santander - Débito automático, Internet Banking, Telefone Banking, Autoatendimento (caixa eletrônico) e Guichês do caixa

Sicredi - Débito automático e pagamento em balcão


Pontos de recebimento

Muitofácil - Rua Domingos Peneda, S/N, Vila São Vicente

Calena Rosa - Rua Prefeito Roque Vernalha, 872, Itibere

Araújo - Rua Professor Cleto, 410, Centro Histórico

Potencial Serviços - Rua Faria Sobrinho, 628, Centro Histórico

Magazine Luiza Lj 952 Pg - Rua Dr. Leocadio, 136, Centro 

Posto 44 Paranagua - Acesso Rod. Br 277, 5344

Supermercado Bavaresco - Av. Prefeito Roque Vernalha, 2363  

Empório Capitão Gula - Av. Dona Julieta, Vila Garcia

Supermercados Condor - Rua Manoel Pereira, Raia

Mercado São João Batista - Rua São Pedro, Vila Primavera

Casas Bahia - Rua Leocádio Correa, Centro Histórico

Supermercados Condor - Rua João Eugênio, Costeira

Lojão São Jorge - Rua Arthur de Abreu, Centro 

Mikerinos - Rua Marechal Deodoro, Centro

Colegial Papelaria e Informática - Rua Quinze de Novembro, Centro Histórico

Lojas Colombo - Rua Quinze de Novembro, Centro Histórico

Casas Bahia - Rua Quinze de Novembro, Centro Histórico