Saiba mais sobre a operação em Paranaguá Saneamento

Informações para você

FAQ REAJUSTE TARIFÁRIO

 

1.     Quem determina o valor da tarifa de água e esgoto?

A tarifa de água e esgoto não é definida pela concessionária, mas sim pelo Contrato de Concessão firmado com a Prefeitura Municipal de Paranaguá. Tanto a Paranaguá Saneamento quanto a Prefeitura não têm autonomia para aumentar ou diminuir o valor cobrado pelos serviços. Conforme regras do Contrato de Concessão e legislação vigente, a tarifa deve ser reajustada anualmente para recompor a inflação do setor, garantindo o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e, consequentemente, a qualidade dos serviços.

 

2.     Por que as tarifas são diferentes entre diferentes municípios, inclusive da mesma região?

A comparação entre tarifas deve considerar:

  • Qualidade e regularidade do serviço
  • Abrangência - Paranaguá possui 100% da área urbana regular com água tratada e 97% com coleta e tratamento de esgoto.
  • Investimentos realizados e previstos para manutenção e ampliação da rede
  • Custos regionais – como energia elétrica, insumos, mão de obra, tratamento de esgoto e transporte.

 

3.     Se a água é um bem comum e está disponível na natureza, por que eu tenho que pagar por ela? 

A água bruta, como encontrada em rios, lagos, córregos e poços, não é própria para consumo humano e pode transmitir doenças.

O que é cobrado não é a água em si, mas os serviços de captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta, tratamento e afastamento do esgoto. Para que todo esse serviço seja prestado de forma efetiva, a concessionária emprega mais de 220 colaboradores que atuam diariamente para entregar um serviço de qualidade para a população. Em Paranaguá, esse trabalho é executado pela Paranaguá Saneamento, empresa do grupo Iguá Saneamento.

4.     Como é feita a cobrança dos serviços de água e esgoto que eu consumo?

Qualquer serviço gera cobrança. No caso da água e do esgoto, a Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e prevê o reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

 O valor final da tarifa, em Paranaguá, é composto por itens como: 

  • energia elétrica;
  • custos de insumos (cloro, flúor) necessários para o funcionamento dos sistemas de água e esgoto;
  • compra e manutenção de peças e estruturas;
  • salários da mão de obra;
  • combustível;
  • investimentos na ampliação do sistema e aplicação de tecnologia;
  • equipamentos de segurança individuais, etc.

 

5.     De que forma é medido o consumo que determina o valor da conta que chega para os moradores de Paranaguá?

Todos os meses, os leituristas da Paranaguá Saneamento passam nos imóveis de todos os bairros e distritos da cidade para medir o consumo. Esta conta é relativa a quantidade de água consumida pela família no período de aproximadamente um mês, tendo como consumo mínimo 10m³, ou seja, 10 mil litros d’água. Uma regra vale para todos: quem consome mais, paga mais, é como se fosse a energia, quanto mais luzes acesas, mais alta será sua fatura. Confira a estrutura tarifária aqui. (incluir link)

 

6.     Como eu posso acompanhar o meu consumo?

Para saber exatamente a sua média de consumo e ir controlando no seu dia a dia é só verificar o que está registrado em sua conta no campo leitura anterior e no espaço de leitura atual, subtraia para chegar na quantidade de litros que você está consumindo.

Exemplo: Na leitura feita no dia 10 de abril foi apontado no hidrômetro (números pretos) o número 500 e no dia 10 de maio estava 510, ou seja, foram consumidos 10 metros cúbicos ou 10 mil litros de água.

 

7.     Meu consumo aumentou muito de um mês para o outro, o que posso fazer?

Como detectar vazamentos (clique aqui para ver a cartilha)

Verifique hábitos de consumo.

Em alguns casos, a concessionária pode emitir um alerta de excesso de consumo e pode reter sua fatura para análise.

 

8.     Como a Paranaguá Saneamento consegue ter uma medição mensal precisa?

Todos os hidrômetros utilizados pela concessionária são certificados pelo INMETRO, garantindo precisão e confiabilidade na medição.

Periodicamente, a Paranaguá Saneamento realiza trocas preventivas dos hidrômetros da cidade, sem custo para o cliente.

Importante saber que: preservar esse equipamento é de responsabilidade de cada morador, tome cuidado com violações, fraudes e avarias. Caso o morador identifique alguma grande alteração no valor da conta ou mudanças no equipamento, acione a concessionária imediatamente.

 

9.     Como eu posso economizar a conta de água na minha casa? 

 A água é utilizada por você e sua família para necessidades diárias, não é mesmo? Para não ter surpresas indesejadas, seja consciente e decrete uma campanha contra o desperdício na sua casa ou empresa incentivando atitudes, como:

  • Evite o uso desenfreado com torneiras abertas ao escovar os dentes, lavar calçadas e carros, regar plantas com mangueiras ou tomar banhos demorados.
  • Fique atento aos vazamentos internos do imóvel. Se seu consumo aumentou de forma drástica sem nenhuma mudança de hábito, pode ter algo errado.

 

REAJUSTE TARIFÁRIO DE 2021 e 2022

 

1.     A Paranaguá Saneamento anunciou na imprensa sobre o reajuste anual. O que é isso? E como isso vai refletir na minha conta? (COLAR AQUI O COMUNICADO EXTRA DA FATURA)


O comunicado informa sobre a aplicação dos reajustes tarifários referentes aos anos de 2021 e 2022, que não foram praticados à época e que, juntos, totalizam 23,92%. Esses reajustes estão sendo aplicados neste momento por força de decisão judicial proferida no processo nº 0006601-31.2025.8.16.0129.

No dia 19 de agosto a Paranaguá Saneamento comunicou o reajuste em Diário Oficial e na imprensa local informando que, a partir do dia 19 de setembro as faturas virão com o valor reajustado.

 

IMPORTANTE: Vale ressaltar que essa aplicação é uma decisão judicial do processo nº 0006601-31.2025.8.16.0129, que reafirma a necessidade de reposição de índices inflacionários do setor, referente aos serviços prestados. Lembrando que, nesses anos, estes reajustes ficaram pendentes de aplicação conforme previsto pelo contrato de concessão e que, neste período de retorno da pandemia de COVID-19 o país enfrentou momentos de alta inflação, especialmente no que se refere a insumos para o setor de infraestrutura. A Paranaguá Saneamento se coloca à disposição para esclarecer suas dúvidas por meio dos nossos canais de atendimento: 0800 4000 520, WhatsApp (41) 99244-5030 ou na loja de atendimento que fica na Rua Vieira dos Santos, 333, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações, acesse o site www.igua.com.br/paranagua.

·      Esse aumento referente ao reajuste vai chegar na minha conta quando?

Esse percentual será cobrado nas contas 30 dias após a publicação do reajuste, ou seja, a partir de 19 de setembro de 2025.

·      Esse novo valor é só para as contas de água e esgoto ou para todos os serviços complementares?

·      Esse percentual será aplicado nas contas e também em serviços como ligação de água, ligação de esgoto, religação de água no ramal, padronização de cavalete, redimensionamento de ramal de esgoto, entre outros.

 


Na Iguá, a conta traz as informações completas sobre o consumo da residência, os dados registrados no hidrômetro no momento da leitura, o vencimento da fatura, características da água e diversos dados importantes, como mostra a ilustração abaixo. 

Faça o download no link abaixo e acesse a Estrutura Tarifária Vigente.

Download do arquivo

Você sabe como utilizar o nosso aplicativo Digi Iguá? Então deixa que a gente te ensina!

 

Faça o download abaixo e acesse o nosso manual feito especialmente para que

você possa aprender a como usar o app.

 

Além disso, neste manual você poderá conferir todas as

funcionalidades disponíveis no Digi Iguá.

Download do arquivo

Como é feita a leitura pela média de consumo?


A média de consumo é uma prática usual nas empresas de saneamento, empregada em situações como a impossibilidade de acesso dos leituristas aos hidrômetros nos imóveis ou por alteração/defeito no medidor que inviabilize o processo de leitura do consumo de água.


A fim de minimizar os riscos de contágio, durante o período de mobilização contra o coronavírus, os profissionais da empresa não entrarão nos imóveis com hidrômetros internos para realização da leitura. Nesses casos, a conta será emitida considerando a média de consumo conforme o faturado nos últimos seis meses. 


O sistema, que mensalmente é alimentado com as informações de consumo e faturamento de todos os clientes, calculará a média simples (soma do valor faturado dos últimos seis meses dividido por seis) e o valor da conta de água do mês será de acordo com esse resultado. 


Autoleitura


O cliente que desejar poderá realizar a autoleitura do hidrômetro de seu imóvel. Para isso, deve tirar uma foto nítida do medidor e enviar a imagem à concessionária por meio do WhatsApp 17 99641-3259, solicitando a emissão da conta. A foto deve ser nítida, mostrando os números pretos do visor limpo e sem reflexo. Os atendentes da concessionária irão avaliar os dados e enviar um retorno ao solicitante em um prazo de até 24 horas.



Para preservar a saúde de colaboradores e clientes e atender às orientações de prevenção ao contágio da COVID-19, durante o período de mobilização, utilizaremos estes procedimentos especiais para emissão da conta de água em imóveis em que não é possível acessar o hidrômetro da rua.

Bancos Convencionais

Banco do Brasil - Débito automático

Bradesco - Débito automático, Internet Banking, Telefone Banking, Autoatendimento (caixa eletrônico) e Guichês do caixa

Caixa - Internet Banking e Autoatendimento (caixa eletrônico)

Itaú - Débito automático e pagamento em balcão

Santander - Débito automático, Internet Banking, Telefone Banking, Autoatendimento (caixa eletrônico) e Guichês do caixa

Sicredi - Débito automático e pagamento em balcão


Pontos de recebimento

Muitofácil - Rua Domingos Peneda, S/N, Vila São Vicente

Calena Rosa - Rua Prefeito Roque Vernalha, 872, Itibere

Araújo - Rua Professor Cleto, 410, Centro Histórico

Potencial Serviços - Rua Faria Sobrinho, 628, Centro Histórico

Magazine Luiza Lj 952 Pg - Rua Dr. Leocadio, 136, Centro 

Posto 44 Paranagua - Acesso Rod. Br 277, 5344

Supermercado Bavaresco - Av. Prefeito Roque Vernalha, 2363  

Empório Capitão Gula - Av. Dona Julieta, Vila Garcia

Supermercados Condor - Rua Manoel Pereira, Raia

Mercado São João Batista - Rua São Pedro, Vila Primavera

Casas Bahia - Rua Leocádio Correa, Centro Histórico

Supermercados Condor - Rua João Eugênio, Costeira

Lojão São Jorge - Rua Arthur de Abreu, Centro 

Mikerinos - Rua Marechal Deodoro, Centro

Colegial Papelaria e Informática - Rua Quinze de Novembro, Centro Histórico

Lojas Colombo - Rua Quinze de Novembro, Centro Histórico

Casas Bahia - Rua Quinze de Novembro, Centro Histórico