Iguá inicia operação plena em Sergipe e avança rumo à universalização do saneamento básico | Sergipe

Notícias

Iguá inicia operação plena em Sergipe e avança rumo à universalização do saneamento básico

Iguá inicia operação plena em Sergipe e avança rumo à universalização do saneamento básico

01 de maio de 2025

A Iguá Sergipe assume, a partir de 1º de maio, a responsabilidade pela distribuição de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 74 dos 75 municípios sergipanos. A operação plena tem início após o período de transição iniciado com a assinatura do contrato, em dezembro de 2024, e marca um novo ciclo para o saneamento básico no estado. Com a assinatura do Termo de Transferência, a companhia efetua o pagamento da segunda das três parcelas da outorga fixa – no valor de R$ 900 milhões.

Com duração de 35 anos, o contrato estabelece metas de universalização. Nos primeiros anos, a empresa se concentrará em ações estruturantes e obras prioritárias, com base no plano de metas e no plano diretor que será elaborado em até 18 meses.

Antes mesmo do início oficial da concessão, a empresa já havia iniciado quatro obras emergenciais de abastecimento, entre elas a instalação de uma nova adutora de 14 km em Poço Redondo, que liga a Estação de Tratamento de Água em Curralinho ao reservatório municipal, beneficiando 33 mil moradores. Também há frentes em andamento em Porto da Folha, Itabaiana, Moita Bonita, Riachão do Dantas e Lagarto. Ao todo, serão implantados 59 km de novas adutoras ainda em 2025, beneficiando aproximadamente 70 mil pessoas.

“A Iguá chega com um olhar de longo prazo para transformar o saneamento em Sergipe. Temos experiência em diferentes regiões do Brasil e vamos aplicar aqui as melhores práticas técnicas e operacionais para gerar impacto real na saúde, qualidade de vida e desenvolvimento das comunidades”, afirma Fernando Vieira, diretor-geral da Iguá Sergipe.

A partir do início da operação plena, a empresa assume a gestão da distribuição de água e dos sistemas de esgoto, enquanto a Deso permanece responsável pela captação e tratamento da água. A regulação e fiscalização seguem sob responsabilidade da AGRESE (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe).

O que muda nas faturas, solicitações e canais de atendimento
 
As faturas com a marca Iguá começarão a ser emitidas a partir de maio. Para o pagamento das faturas Iguá em débito automático, será necessário realizar novo cadastro junto ao banco. Clientes com dívidas com a Deso deverão negociar esses débitos diretamente com a Companhia de Saneamento de Sergipe.

A Iguá Sergipe oferece atendimento pelo aplicativo Digi Iguá, número 0800 400 4482 (ligação e WhatsApp) e abrange todo o Estado de Sergipe, com mais de 78 pontos físicos. Todos os serviços referentes ao abastecimento de água e esgotamento sanitário poderão ser realizados nos pontos de atendimento presencial, assim como canais digitais. As orientações para cadastro e uso da plataforma estão disponíveis em www.digiigua.igua.com.br .

voltar