Notícias / Releases

Iguá Rio realiza ação de coleta de resíduos no Complexo Lagunar em parceria com o Pacto Global da ONU

Iguá Rio realiza ação de coleta de resíduos no Complexo Lagunar em parceria com o Pacto Global da ONU

14 de maio de 2026

A Iguá Rio realiza, no próximo dia 14 de maio, uma ação de coleta de resíduos no Complexo Lagunar de Jacarepaguá, em parceria com o Pacto Global da ONU – Rede Brasil, dentro da iniciativa Blue Keepers. A proposta é contribuir para a proteção e conservação dos recursos hídricos, ao mesmo tempo em que incentiva práticas mais responsáveis no uso da água e no descarte de resíduos.

A ação integra a Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global e marca o início de um trabalho contínuo na região, com foco na redução da poluição e no engajamento de diferentes setores da sociedade. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), a iniciativa reforça o compromisso da Iguá com a agenda de sustentabilidade, uso de dados e economia circular.

Nesta primeira etapa, será realizada uma coleta amostral de resíduos em um quadrante de 100 metros no Complexo Lagunar, com duração de cerca de uma hora. Após a atividade, o grupo seguirá para um ponto em terra firme, onde os materiais serão separados e analisados. A proposta é mapear os resíduos mais recorrentes e gerar um diagnóstico inicial da área.

A ação no Rio de Janeiro dá continuidade às primeiras ativações do Blue Keepers realizadas pela companhia em abril, em Aracaju (SE), no Parque Tramandaí, no canal do Grageru. Na ocasião, foram conduzidas atividades de coleta e inventário de resíduos, que permitiram gerar dados sobre os tipos de materiais encontrados, sua recorrência e possíveis origens, contribuindo para uma leitura mais aprofundada sobre o comportamento do descarte em ambientes hídricos.

“Fazer parte do Blue Keepers reforça o compromisso da Iguá Saneamento com soluções voltadas à preservação dos recursos hídricos, unindo monitoramento de resíduos, inteligência de dados e práticas de economia circular”, destaca Joyce Fernandes, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Iguá Saneamento. 
A partir do levantamento realizado no Complexo Lagunar de Jacarepaguá, a Iguá Rio acompanhará a região ao longo de um ano, com um representante dedicado à iniciativa. O monitoramento contínuo permitirá identificar padrões e relacionar os resíduos mais encontrados às marcas dos produtos, abrindo caminho para o diálogo com empresas e para a construção de soluções mais sustentáveis, desde a produção até o descarte.

“A ação é um passo importante para aprofundar o conhecimento sobre os resíduos presentes no Complexo Lagunar e apoiar a construção de soluções mais assertivas para o território. O acompanhamento ao longo do tempo permite entender padrões e direcionar iniciativas de educação ambiental e engajamento local”, destaca Nathalia Bragança, coordenadora de Meio Ambiente da Iguá Rio.

A iniciativa reúne equipes da Iguá, parceiros e representantes do Pacto Global e faz parte de um movimento mais amplo de mobilização. Ao propor um olhar atento para toda a cadeia de consumo, o projeto busca incentivar mudanças que contribuam para a preservação dos recursos hídricos e para a redução da poluição.

voltar