Saiba mais sobre a operação em Sanessol
Informações para você
Para conferir a certificação do hidrômetro:
1) Acesse o arquivo abaixo
2) Tenha em mãos a identificação do lote do seu hidrômetro com 12 caracteres de números e letras para conferir a certificação - Exemplo: Y34BB 0123456
Abaixo está disponível o histórico dos balanços anuais com as demonstrações financeiras:
Se a água é um bem comum e está disponível na natureza, por que eu tenho que pagar por ela?
A resposta é simples: a água não é vendida e sim os serviços de captação, distribuição e tratamento da água, bem como, a coleta, tratamento e afastamento do esgoto. Em Mirassol, esse trabalho é executado pela Sanessol, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental.
Como é feita a cobrança dos serviços de água e esgoto que eu consumo?
Primeiro, é preciso compreender que existe uma cobrança a ser paga para utilização de qualquer serviço. Existem leis federais, como a Lei das Águas (9.433/97), que estabelecem que essa atividade seja mantida pela arrecadação de tarifa
O valor final da tarifa, em Mirassol, é composto por itens como:
- energia elétrica;
- custos de insumos (cloro, flúor) necessários para o funcionamento dos sistemas de água e esgoto;
- compra e manutenção de peças;
- salários da mão de obra, combustível;
- investimentos na ampliação das redes e aplicação de tecnologia;
- equipamentos de segurança individuais, etc.
De que forma é calculado o valor da conta que chega para os moradores de Mirassol?
Todos os meses, os leituristas da Sanessol passam nos imóveis de todos os bairros e distritos da cidade para calcular o consumo. Esta conta é medida e cobrada pela quantidade que a família consome de água no período de cerca de um mês. Uma regra vale para todos: quem consome mais, paga mais, é como se fosse a energia, quanto mais luzes acesas, mais alta será sua fatura.
Como eu posso controlar o meu consumo?
Para saber exatamente a sua média de consumo e ir controlando no seu dia-a-dia é só verificar o que está registrado em sua conta no campo leitura anterior e no espaço de leitura atual, subtraia para chegar na quantidade de litros que você está consumindo.
Exemplo: a leitura feita no dia 10 de abril foi apontado no hidrômetro (números pretos) o número 500 e no dia 10 de maio estava 510, ou seja, foram consumidos 10 metros cúbicos ou 10 mil litros de água.
Como a Sanessol consegue ter uma medição mensal precisa?
Para isso garantir a precisão na medição, a Sanessol realiza trocas sistemáticas dos hidrômetros da cidade, sem custo para o cliente. Este serviço está previsto no contrato de concessão.
Importante saber que: preservar esse equipamento é de responsabilidade de cada morador, tome cuidado com violações, fraudes e instalações de aparelhos como eliminadores de ar. Caso o morador identifique alguma grande alteração no valor da conta ou mudanças no equipamento, acione a concessionária imediatamente.
Como eu posso economizar a conta de água na minha casa?
A água é utilizada por você e sua família para necessidades diárias, não é mesmo? Para não ter surpresas indesejadas, seja consciente e decrete uma campanha na sua casa ou empresa contra o desperdício, tendo e incentivando atitudes, como:
- Evite o uso desenfreado com torneiras abertas ao escovar os dentes, lavar calçadas e carros, regar plantas com mangueiras ou tomar banhos demorados.
- Fique atento aos vazamentos internos do imóvel. Se seu consumo aumentou de forma drástica sem nenhuma mudança de hábito, pode ter algo errado.
Saiba mais acessando o link - https://igua.com.br/sanessol/noticias/vazamentos-internos-exigem-atencao-da-populacao
REAJUSTE TARIFÁRIO DE 2023
A Sanessol anunciou na imprensa sobre o reajuste anual. O que é isso? E como isso vai refletir na minha conta?
Nos termos do artigo 39 da Lei Federal 11.445/2007, a Sanessol comunicou no dia 06 de julho de 2023, que, a partir de 07.08.2023, as tarifas dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e serviços complementares de Mirassol serão reajustadas em 5,148%.
Para você entender melhor, esse índice é referente ao reajuste tarifário anual, obedecendo todas as regras previstas no Contrato de Concessão firmado entre a Sanessol e a Prefeitura de Mirassol em dezembro de 2007.
Essa informação atende ao disposto na Cláusula 21 do Contrato de Concessão. O reajuste leva em conta em conta índices econômicos que influenciam significativamente a operação dos sistemas de água e esgoto tais como energia elétrica, mão de obra e produtos químicos.
Além do reajuste, a Sanessol também divulgou um comunicado sobre a retomada do percentual de 19,61% na tarifa dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e serviços complementares, que estava suspenso desde março de 2021. Esse valor refere a que?
Esse valor já era cobrado anteriormente e por decisão judicial (processo nº 1001661-97.2017.8.26.0358) o percentual está sendo reaplicado. Trata-se do primeiro Pedido de Revisão Contratual Tarifária, visando o reequilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Concessão n. 386/2007. Esse pedido foi feito pela Sanessol, em 2012, por conta da realização de investimentos importantes que não estavam no contrato de concessão. Pelo contrato, por exemplo, o tratamento de esgoto no município poderia ser feito por meio de lagoas de tratamento (construções simples), porém a Cetesb que é a Agência do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, exigiu modelos construtivos modernos com alta tecnologia para as Estações de Tratamento de Esgoto Piedade, Fundão e Fartura, o que gerou investimentos de até três vezes mais do que o previsto inicialmente.
Qual é a diferença entre reajuste e reequilíbrio?
O reajuste é anual e é previsto em contrato, com parâmetros e fórmula de cálculo pré-estabelecidos, que tem como objetivo somente compensações inflacionárias.
O pedido de reequilíbrio econômico-financeiro, também previsto no contrato de concessão, acontece quando há gastos e investimentos que não estavam previstos no edital ou no contrato de concessão. Trata-se de uma análise fundamental para repor o déficit gerado por fatores alheios à vontade e ao desempenho e para a continuidade dos trabalhos da concessionária. Para ficar fácil de entender, é como se fosse quando você compra uma casa e faz um contrato para tais e tais serviços, a lei muda por exemplo, precisa fazer com outros materiais, sendo assim necessário negociar para que a entrega seja feita e os valores ajustados.
ENTENDA TODO ESSE PROCESSO NESTA LINHA DO TEMPO
Esse aumento referente ao reajuste e mais a revisão tarifária vai chegar na minha conta quando?
Esse percentual será cobrado nas contas a partir do momento da publicação do reajuste, geralmente, em agosto de cada ano.
Esse novo valor é só para as contas de água e esgoto ou para todos os serviços complementares?
Esse percentual será aplicado nas contas e também em serviços como ligação de água, ligação de esgoto, religação de água no ramal, padronização de cavalete, redimensionamento de ramal de esgoto, entre outros.
Formas de Pagamento
Débito
Crédito
PIX (Modalidade sem cobrança de encargos ou juros)
Bancos Conveniados
Bancoob - Débito automático, Internet Banking e Guichês do caixa
Bradesco - Débito automático, Internet Banking, Telefone Banking e Autoatendimento (caixa eletrônico)
Caixa - Internet Banking e Autoatendimento (caixa eletrônico)
Itaú - Débito automático, Internet Banking, Home Banking e Autoatendimento (caixa eletrônico)
Santander - Débito automático, Internet Banking, Telefone Banking, Autoatendimento (caixa eletrônico) e Guichês do caixa
Sicredi - Débito automático, Internet Banking e Guichês do caixa
Pontos de Recebimento
Casas Bahia - Rua Sete de Setembro, 19-99, Centro
Lotérica Ás de Ouro - Rua Campos Salles, 2160
Din din Loterias - Avenida dos Expedicionários, 1850
Mira$orte - R. Nove de Julho, 1957
Magazine Luiza - Praça Doutor Anísio José Moreira
Casa de Carnes Flamboyant - Av. Frei Antonino Zimmermann, Jardim Flamboyant
Como é feita a leitura pela média de consumo?
A média de consumo é uma prática usual nas empresas de saneamento, empregada em situações como a impossibilidade de acesso dos leituristas aos hidrômetros nos imóveis ou por alteração/defeito no medidor que inviabilize o processo de leitura do consumo de água.
O sistema, que mensalmente é alimentado com as informações de consumo e faturamento de todos os clientes, calculará a média simples (aplicando, neste caso, a cobrança pela faixa de consumo médio, considerando as últimas três leituras realizadas) e o valor da conta de água do mês será de acordo com esse resultado.”
Para tanto, a concessionária pede a sua colaboração para facilitar o acesso dos profissionais credenciados aos instrumentos de medição.
O acesso ao hidrômetro possibilita que as leituras e manutenções sejam executadas pela concessionária sem a necessidade de entrar no imóvel e que a leitura ou conserto seja realizado sem a presença do cliente. A padronização facilita a identificação de vazamentos ou fugas não visíveis por meio do hidrômetro.
Regularize sua ligação de água entrando em contato pelos nossos canais de atendimento: Telefone e WhatsApp: 0800 774 0195 (24 horas), ou compareça a nossa loja na Avenida Luiz Fernando Moreira, nº1.115, Mirassol/SP (segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h)
Autoleitura
O cliente que desejar poderá realizar a autoleitura do hidrômetro de seu imóvel. Para isso, deve tirar uma foto nítida do medidor e enviar a imagem à concessionária por meio do 0800 774 0195 (24 horas), solicitando a emissão da conta. A foto deve ser nítida, mostrando os números pretos do visor limpo e sem reflexo. Os atendentes da concessionária irão avaliar os dados e enviar um retorno ao solicitante em um prazo de até 24 horas.
Confira os manuais de Sanessol:
Manual de Instalação da Caixa PadrãoPORTARIA ARSAE N.º 001/2008 - ESTABELECE NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE MIRASSOL.
Clique aqui para baixar arquivoComo comunicar vazamentos?
• Comunicação Imediata: Ao detectar um vazamento, os clientes devem informar imediatamente à Sanessol, descrevendo o tipo de vazamento e enviando fotos por meio de WhatsApp 0800 774 0195. A comunicação imediata é crucial para garantir a possibilidade de revisão.
• Visita Técnica: Após a comunicação, um técnico da Sanessol visitará o local em até 3 dias corridos para verificar o vazamento indicado pelo cliente.
• Possibilidade de Revisão (se comprovado o vazamento):, Após a realização do conserto, o cliente terá direito à revisão do consumo da fatura do mês seguinte.
Comunicar o vazamento está na lei!
Conforme o artigo 70 da PORTARIA ARSAE N.º 001/2008, o vazamento deve ser comunicado por escrito e assinado pelo usuário, contendo todos os dados de identificação dele e do imóvel, além de estipular um prazo para o reparo, que não poderá passar de 30 dias. Para usufruir da revisão prevista no artigo 70, o usuário deve comunicar a Sanessol imediatamente após a constatação do vazamento, que enviará um técnico para comprovar as instalações avariadas.
Caso o reparo não seja feito dentro do prazo estabelecido no compromisso assinado, os abatimentos concedidos serão novamente debitados do usuário nas duas próximas contas, e ele não terá direito a novo abatimento pelo mesmo vazamento. Mesmo assim, o usuário ainda é responsável por reparar o vazamento, estando sujeito a outras sanções legais.
Para as categorias residenciais e comerciais, em casos de vazamento interno, as contas serão revisadas em até duas faturas subsequentes à comprovação do vazamento, com base na média de consumo dos seis meses anteriores, desde que o usuário assuma o compromisso de repará-lo.
Conheça outras facilidades gratuitas da Sanessol para os clientes
· Manutenção de cavalete, ou seja, conserto de vazamento na estrutura onde está instalado o hidrômetro). Você pode solicitar na loja de atendimento, telefone ou WhatsApp. O prazo de atendimento é em até 1 dia útil, e o serviço não tem custo.
· Verificação de excesso de consumo, para identificar possíveis vazamentos internos no imóvel. Você pode solicitar na loja de atendimento, telefone ou WhatsApp. O prazo de atendimento é em até 1 dia útil, e o serviço não tem custo.
Canais de atendimento
A Sanessol tem um compromisso com a qualidade de vida da população de Mirassol. Por isso, o canal de atendimento 0800 774 0195 está à disposição 24h, por telefone ou WhatsApp.
A loja de atendimento fica na Avenida Luiz Fernando Moreira, nº 1.115, em Mirassol. Horário de atendimento: das 7h30 às 17h. Para saber mais sobre os serviços da Sanessol em Mirassol, acesse o site da empresa: https://igua.com.br/sanessol.
Você sabe detectar e quanto você gasta com vazamentos?