Descartes incorretos somam mais de 1 tonelada e impactam rede de esgoto | Águas Cuiabá

Notícias

Descartes incorretos somam mais de 1 tonelada e impactam rede de esgoto

Descartes incorretos somam mais de 1 tonelada e impactam rede de esgoto

26 de novembro de 2025

Com a chegada do período chuvoso, é fundamental que a população redobre os cuidados com o descarte de resíduos em pias, ralos e vasos sanitários. A concessionária tem identificado, nas Estações Elevatória de Esgoto (EEEs) da capital, o aumento da chegada de materiais indevidos que prejudicam o funcionamento do sistema e comprometem o processo de tratamento.


No mês de outubro, as equipes da concessionária retiraram mais de 1 tonelada de materiais indevidos das EEEs, estruturas responsáveis por conduzir o esgoto até a estação de tratamento, com destaque para as elevatórias das regiões centrais como Mãe Bonifácia (90 kg), Duque de Caxias (86 kg), Prainha (90 kg), Barbado (85 kg) e Renascer (67 kg). Entre os resíduos mais encontrados estão restos de jardinagem, panos, papel higiênico, cotonetes, plásticos e areia, todos incompatíveis com o esgoto doméstico.


Acúmulo de óleo solidificado, plásticos e cotonetes impede o fluxo adequado do esgoto


Durante o período de chuvas, o descarte incorreto ganha proporções ainda maiores. “Grande parte das ocorrências operacionais que enfrentamos está ligada a materiais que não deveriam chegar às estações de tratamento. Esses resíduos comprometem o transporte do esgoto, obstruem tubulações e aumentam o risco de extravasamentos”, explica Bruna Assis, coordenadora de tratamento de esgoto da Águas Cuiabá.


“Com a chegada do período chuvoso, esses impactos se intensificam. Além do descarte incorreto, as interligações erradas entre os sistemas de drenagem e de esgoto, quando a água da chuva é direcionada para a rede coletora ou o esgoto é lançado na drenagem, agravam ainda mais a situação. Pequenas atitudes fazem uma grande diferença para o bom funcionamento da rede e para a preservação do meio ambiente”, complementa.


 Estrutura de elevatória com resíduos irregulares que obstruem a rede e comprometem o tratamento do efluente


 A orientação da Águas Cuiabá é para que o óleo de cozinha usado seja armazenado em garrafas plásticas e encaminhado a pontos de coleta ou cooperativas, enquanto resíduos sólidos sejam destinados ao lixo comum.


Esgoto Industrial - De acordo com o levantamento da Águas Cuiabá, a região sul da cidade concentra um volume expressivo de descarte de óleo e lubrificantes na rede coletora. O fato está relacionado à presença de indústrias e oficinas mecânicas na área. Esse tipo de resíduo, quando lançado indevidamente, forma uma camada de gordura que reduz a vazão das tubulações, impacta o transporte do esgoto e dificulta o tratamento nas estações.


A concessionária reforça que o sistema de esgotamento sanitário é preparado exclusivamente para receber efluentes domésticos, como os provenientes de banheiros, pias e lavanderias residenciais. Já o esgoto industrial possui características químicas diferentes e deve ser tratado por meio de processos específicos, sob responsabilidade das próprias empresas.


Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.


Sobre a Iguá Saneamento – A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.




voltar