Caixa d’água suja pode comprometer a qualidade da água tratada | Águas Cuiabá

Notícias

Caixa d’água suja pode comprometer a qualidade da água tratada

Caixa d’água suja pode comprometer a qualidade da água tratada

23 de janeiro de 2026

Você sabia que, mesmo após passar por rigorosos processos de tratamento, a água pode se contaminar dentro da própria residência se a limpeza da caixa d’água não estiver em dia? Antes de chegar aos imóveis, a água é submetida a um controle rigoroso, com fiscalização constante e monitoramento de qualidade. 


Em 2025, a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, realizou mais de 560 mil análises, fruto do trabalho diário de diversos profissionais para garantir que a água chegue potável às torneiras. No entanto, todo esse cuidado pode ser comprometido se, ao chegar à caixa-d’água do imóvel, a água encontrar um reservatório sujo ou sem a manutenção adequada. 


Quando a caixa d’água não é higienizada corretamente, pode haver acúmulo de lodo, ferrugem e outras impurezas, favorecendo a proliferação de bactérias, vírus e parasitas. Isso pode provocar doenças como cólera, amebíase, giardíase e gastroenterites. Além disso, frestas na tampa permitem a entrada do mosquito Aedes aegypti, transformando o reservatório em um possível criadouro da dengue. 


Os prejuízos não se limitam à saúde. A falta de manutenção pode causar entupimentos nos encanamentos, elevar os custos com reparos e até trazer riscos legais, especialmente quando se trata de estabelecimentos comerciais. Partículas presentes na água contaminada também podem danificar equipamentos como chuveiros elétricos e máquinas de lavar. 


A coordenadora de qualidade e meio ambiente da Águas Cuiabá, Jully Anne Carvalho, reforça a importância da limpeza periódica do reservatório e orienta sobre o intervalo ideal para a manutenção. “A responsabilidade pela limpeza da caixa d’água é do morador ou do responsável pelo imóvel. Manter a limpeza da caixa d’água em dia é simples e deve ser feita, no mínimo, a cada seis meses”, destaca. 


O alerta também vale para empresas e instituições. A limpeza da caixa d’água é obrigatória em estabelecimentos como comércios, hospitais, condomínios e empresas, sendo fundamental para garantir a qualidade da água consumida.  Para orientar esse processo, o Ministério da Saúde (MS) disponibiliza um guia com o passo a passo da higienização, que deve ser seguido para garantir a execução do serviço de forma segura e adequada. ) 

Outro alerta importante é ficar atento a vazamentos, torneiras com defeito e demais problemas no sistema hidráulico. Além de provocar desperdício, essas falhas podem comprometer a pressão da água e impactar o abastecimento. “Cuidar da caixa d’água faz toda a diferença para garantir água limpa, saúde e segurança para toda a família”, ressalta. 


Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.


Sobre a Iguá Saneamento – A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.



voltar