Caixa d’água suja pode comprometer a qualidade da água tratada | Águas Cuiabá
Notícias
Caixa d’água suja pode comprometer a qualidade da água tratada
23 de janeiro de 2026
Você sabia que, mesmo após passar por rigorosos processos de tratamento, a água pode se contaminar dentro da própria residência se a limpeza da caixa d’água não estiver em dia? Antes de chegar aos imóveis, a água é submetida a um controle rigoroso, com fiscalização constante e monitoramento de qualidade.
Em 2025, a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, realizou mais de 560 mil análises, fruto do trabalho diário de diversos profissionais para garantir que a água chegue potável às torneiras. No entanto, todo esse cuidado pode ser comprometido se, ao chegar à caixa-d’água do imóvel, a água encontrar um reservatório sujo ou sem a manutenção adequada.
Quando a caixa d’água não é higienizada corretamente, pode haver acúmulo de lodo, ferrugem e outras impurezas, favorecendo a proliferação de bactérias, vírus e parasitas. Isso pode provocar doenças como cólera, amebíase, giardíase e gastroenterites. Além disso, frestas na tampa permitem a entrada do mosquito Aedes aegypti, transformando o reservatório em um possível criadouro da dengue.
Os prejuízos não se limitam à saúde. A falta de manutenção pode causar entupimentos nos encanamentos, elevar os custos com reparos e até trazer riscos legais, especialmente quando se trata de estabelecimentos comerciais. Partículas presentes na água contaminada também podem danificar equipamentos como chuveiros elétricos e máquinas de lavar.
A coordenadora de qualidade e meio ambiente da Águas Cuiabá, Jully Anne Carvalho, reforça a importância da limpeza periódica do reservatório e orienta sobre o intervalo ideal para a manutenção. “A responsabilidade pela limpeza da caixa d’água é do morador ou do responsável pelo imóvel. Manter a limpeza da caixa d’água em dia é simples e deve ser feita, no mínimo, a cada seis meses”, destaca.
O alerta também vale para empresas e instituições. A limpeza da caixa d’água é obrigatória em estabelecimentos como comércios, hospitais, condomínios e empresas, sendo fundamental para garantir a qualidade da água consumida. Para orientar esse processo, o Ministério da Saúde (MS) disponibiliza um guia com o passo a passo da higienização, que deve ser seguido para garantir a execução do serviço de forma segura e adequada. )
Outro alerta importante é ficar atento a vazamentos, torneiras com defeito e demais problemas no sistema hidráulico. Além de provocar desperdício, essas falhas podem comprometer a pressão da água e impactar o abastecimento. “Cuidar da caixa d’água faz toda a diferença para garantir água limpa, saúde e segurança para toda a família”, ressalta.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Sobre a Iguá Saneamento – A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.