Saneamento em foco: Águas Andradina e Águas Castilho colocam a região em destaque no cenário nacional | Águas Castilho
Notícias
Saneamento em foco: Águas Andradina e Águas Castilho colocam a região em destaque no cenário nacional
13 de novembro de 2025
Enquanto o mundo volta seus olhos para Belém (PA), sede da COP30, os debates sobre o futuro da água e do saneamento ganham força. O encontro, que reúne líderes globais e especialistas em meio ambiente, reforça a urgência de promover o uso responsável dos recursos hídricos — pilar essenciais para a saúde, o desenvolvimento dos municípios e a sustentabilidade.
Andradina e Castilho: referências em gestão hídrica
Exemplos práticos de eficiência e inovação podem ser encontrados na região. Em Andradina e Castilho, por exemplo, o saneamento é tratado com seriedade pelas equipes da Águas Andradina e da Águas Castilho, empresas do grupo Iguá Saneamento e da Sabesp.
Com foco em tecnologia e gestão eficiente, as concessionárias implementam soluções que colocam os municípios à frente da maioria das cidades brasileiras quando o assunto é gestão hídrica e combate ao desperdício.
Programa permanente de combate às perdas de água
Um dos destaques desse trabalho é o programa permanente de combate às perdas, que identifica e corrigi vazamentos, fraudes e desperdícios ao longo de toda a rede de distribuição.
As chamadas “perdas de água” representam a diferença entre o volume produzido e o que efetivamente chega às torneiras dos consumidores.
No Brasil, segundo estudo recente do Instituto Trata Brasil, a média nacional de perdas chega a 32% — o que significa que quase um terço da água tratada se perde antes de ser utilizada e ninguém vê.
Índices muito abaixo da média nacional
Na contramão desse cenário, Andradina mantém um índice sempre abaixo de 24% e Castilho, apenas 17%, resultados que comprovam a eficiência das ações realizadas pelas concessionárias.
Entre as medidas adotadas diariamente estão o monitoramento em tempo real das redes e dos sistemas por meio do Centro de Controle Operacional, o uso de tecnologias para detecção de vazamentos não visíveis como Geofone e haste de escuta e programas contínuos de manutenção preventiva e campanhas de alertas aos vazamentos internos.
Todo esse esforço assegura maior eficiência operacional, gerando benefícios para os clientes, operações e meio ambiente.
Compromisso com o futuro e com as próximas gerações
Para o diretor geral das concessionárias, Luís Guilherme Bizelli, os resultados alcançados refletem um compromisso de longo prazo com a eficiência e a sustentabilidade.
"Quando falamos em saneamento, estamos falando de responsabilidade com o futuro. Reduzir as perdas de água é garantir que esse recurso tão essencial continue disponível para as próximas gerações. Esse é um trabalho que exige planejamento, investimento e, principalmente, dedicação das nossas equipes”, destaca Bizelli.
Neste mesmo sentido, o gerente operacional, Alexandre Pardim, reforça que o sucesso do programa é fruto de uma rotina constante de monitoramento e aprimoramento.
"As equipes atuam diariamente na identificação de possíveis vazamentos e na modernização dos sistemas. Esse cuidado constante permite que nossas cidades mantenham índices de perdas muito abaixo da média nacional, assegurando mais eficiência no abastecimento e qualidade na prestação do serviço”, explica Pardim.
Esses resultados mostram que enquanto o mundo discute soluções para o futuro, Andradina e Castilho mostram na prática que investir em saneamento é investir em qualidade de vida, meio ambiente e desenvolvimento sustentável faz parte do presente de quem mora nessas cidades.
Acompanhe as notícias relacionadas à responsabilidade social e meio ambiente nos sites www.igua.com.br/andradina e www.igua.com.br/castilho.