Carta de Serviços da Águas Castilho: o que é e por que todo morador deve conhecer | Águas Castilho
Notícias

Carta de Serviços da Águas Castilho: o que é e por que todo morador deve conhecer
14 de outubro de 2025
Muitos moradores ainda não conhecem a Carta de Serviços — um documento completo e que explica, de forma clara, tudo o que a Águas de Castilho, empresa do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, faz no município.
Nele, é possível encontrar informações sobre prazos, valores, canais de atendimento e os direitos e deveres dos clientes.
A Carta de Serviços pode ser consultada no site www.igua.com.br/castilho e entre os principais serviços listados no documento estão:
* Instalação da caixa padrão, estrutura de proteção do hidrômetro, cuja instalação é de responsabilidade do cliente, com orientações disponíveis no Manual de Instalação;
* Ligação de água e esgoto, que conectam o imóvel às redes públicas e podem ser solicitadas de forma presencial;
* Religação de água, gratuita em casos de suspensão por falta de pagamento, executada em até 24 horas;
* Manutenção e deslocamento de cavalete, quando há necessidade de reparos ou adequação do ponto de medição;
* Desobstrução de rede de esgoto, feita pela concessionária quando a caixa de inspeção está acessível;
* Atualização de titularidade e emissão de certidão negativa de débitos, disponíveis nos canais digitais, telefone e redes sociais.
Transparência e atendimento de qualidade
Segundo o diretor geral da Águas de Castilho, Luís Guilherme Bizelli, a Carta de Serviços é uma ferramenta essencial para aproximar ainda mais a concessionária da população.
“Nosso compromisso é com a transparência e a qualidade no atendimento. Todos os clientes devem conhecer esse documento. Considero ser equivalente a um manual que deveríamos ler para entender como um equipamento novo funciona", explica Bizelli.
O que não é de responsabilidade da concessionária
O documento também esclarece quais serviços não são de responsabilidade da Águas de Castilho, como testes e consertos de vazamentos internos e limpeza da caixa d’água, que devem ser realizados pelo cliente.
A concessionária ainda orienta sobre como identificar vazamentos em diferentes pontos da residência — na caixa d’água, rede interna e vasos sanitários — para evitar desperdício e consumo excessivo.
Estrutura tarifária e valores disponíveis no site
A Carta de Serviços ainda traz informações completas sobre a estrutura tarifária vigente e a tabela de valores dos serviços prestados, garantindo total transparência.
Com isso, o morador pode consultar previamente os custos e prazos antes de solicitar qualquer atendimento.
Ficou com dúvidas? É só entrar em contato pelos canais de atendimento ao cliente:
Telefone: 0800 770 3195
WhatsApp: (18) 99609-5213
Site: www.igua.com.br/castilho.