Águas Andradina e Águas Castilho destacam a importância da água no verão e reforçam consumo consciente | Águas Castilho
Notícias
Águas Andradina e Águas Castilho destacam a importância da água no verão e reforçam consumo consciente
09 de janeiro de 2026
Com a chegada do verão, marcado por altas temperaturas, aumento do consumo e períodos de chuvas intensas, a água ganha ainda mais protagonismo na rotina das pessoas e na saúde da população. Atentas a esse cenário, a Águas Andradina e a Águas Castilho, empresas do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, reforçam a importância da hidratação adequada e do uso consciente da água durante esses meses mais quentes do ano.
Água e saúde
A água é essencial para o bom funcionamento do organismo humano, especialmente no verão, quando a perda de líquidos pelo corpo é maior devido à transpiração. A desidratação acontece quando o corpo elimina mais água e sais minerais do que consegue repor, situação comum em dias de calor intenso ou após episódios de diarreia e vômito. Segundo o médico Drauzio Varella, em vídeo no seu canal no YouTube, manter uma boa hidratação é fundamental para evitar complicações como tontura, cansaço excessivo, queda de pressão e outros problemas de saúde.
Além da saúde
O verão também traz desafios para o abastecimento de água. Um estudo do Instituto Trata Brasil aponta que a temperatura máxima das cidades é um fator determinante no consumo: a cada aumento de 1 grau Celsius, a demanda por água cresce, em média, 24,9%.
Diante desse contexto, a Águas Andradina e a Águas Castilho investem em planejamento da gestão dos recursos hídricos, controle de perdas e modernização na infraestrutura de saneamento. "Esses esforços são cada vez mais importantes, principalmente em um cenário de mudanças climáticas, que tendem a intensificar ondas de calor e eventos extremos Por isso, nossos times trabalham ininterruptamente para monitorar os sistemas de água de Andradina e de Castilho", ressalta o gerente operacional da Águas Andradina e da Águas Castilho, Alexandre Pardim.
De olho no consumo
Como parte do compromisso com a sustentabilidade e a conscientização da população, a Águas Andradina e a Águas Castilho divulgam um guia com 12 dicas práticas para o uso consciente da água no dia a dia, especialmente durante o período de férias de verão:
1. Manter a torneira fechada ao escovar os dentes ou fazer a barba pode economizar de 12 a 80 litros de água.
2. Dar preferência a banhos de até cinco minutos.
3. Evitar o uso desnecessário da descarga e não utilizar o vaso sanitário como lixeira; cada acionamento pode consumir de seis a dez litros de água.
4. Retirar os restos de comida dos pratos e panelas antes de lavá-los.
5. Ensaboar a louça com a pia parcialmente cheia e enxaguar apenas ao final.
6. Utilizar a máquina de lavar louça somente quando estiver com a capacidade total.
7. Fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega roupas no tanque.
8. Usar a máquina de lavar roupas apenas com carga completa; uma lavadora de cinco quilos consome cerca de 135 litros por uso.
9. Evitar lavar o carro com mangueira; prefira balde e pano.
10. Utilizar vassoura para limpar a calçada, já que 15 minutos de mangueira ligada podem desperdiçar até 280 litros de água.
11. Regar plantas pela manhã ou à noite, evitando perdas por evaporação.
12. Ficar atento às torneiras gotejando: um pequeno vazamento pode desperdiçar até 46 litros de água por dia, o equivalente a 1.380 litros por mês.
Quer saber mais? Acesse www.igua.com.br/andradina e www.igua.com.br/castilho.