Águas Andradina e Águas Castilho alertam clientes sobre golpes e reforçam importância da atualização cadastral | Águas Castilho
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Águas Andradina e Águas Castilho alertam clientes sobre golpes e reforçam importância da atualização cadastral
09 de dezembro de 2025
Na última semana, a CNN Brasil divulgou um relatório que destaca um número alarmante: houve um aumento de 65% nos golpes relatados entre 2024 e 2025 no mundo inteiro, segundo estudo da Biocatch, E esses crimes aumentam com a chegada do final do ano já que o volume das transações bancárias e digitais também cresce com compras de presentes, viagens, passeios, entre outros. Por isso, quando receber uma mensagem suspeita via WhatsApp, desconfie.
Diante desse cenário, a Águas Andradina e a Águas Castilho, empresas do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, alertam seus clientes para que fiquem atentos a possíveis golpes praticados em nome das empresas e reforçam a importância de manter o cadastro sempre atualizado.
Fique de olho
As concessionárias esclarecem que não enviam mensagens, links ou solicitações de dados pessoais de forma espontânea. Ou seja, contato com o cliente ocorre somente quando o próprio cliente aciona um dos canais oficiais de atendimento para solicitar algum serviço. Qualquer comunicação fora deste padrão deve ser considerada suspeita.
Em situações pontuais de manutenção nos sistemas de abastecimento de água, os clientes podem receber um comunicado informativo por SMS, com a previsão de retorno do abastecimento.
Nesses casos, trata-se apenas de uma mensagem informativa: não é necessário responder, clicar em links ou fornecer dados pessoais.
Importante destacar que a Águas Andradina e a Águas Castilho só entram em contato com os clientes de forma proativa em casos de falta de pagamento de contas. Esse contato só é feito por meio dos canais oficiais de atendimento das empresas. Por isso, se for abordado por algum contato diferente ou estranho, não interaja e acione imediatamente a Águas Andradina e a Águas Castilho para checar as informações.
Atualize seus dados
Manter os dados cadastrais atualizados é fundamental para agilizar o atendimento e garantir mais segurança nas solicitações. “Com os dados completos, o atendimento é agilizado e facilita na hora de solicitar serviços que não são emergenciais, como parcelamento de contas, consultas de débitos, religação de água, desobstrução da rede de esgoto, entre outros”, explica o gerente operacional da Águas Andradina e da Águas Castilho, Alexandre Pardim.
Como atualizar?
Entre em contato com a Águas Andradina e a Águas Castilho por meio dos canais de atendimento ao cliente.
Águas Andradina: ligação 0800 775 0195 ou WhatsApp (18) 99637-4603
Loja de atendimento: Rua Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Águas Castilho: ligações 0800 770 3195 ou WhatsApp (18) 99609-5213
Loja de atendimento: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
COMO SE PROTEGER
Ajuste suas configurações de privacidade no WhatsApp
Acesse Configurações > Privacidade > Foto de perfil e selecione “Meus contatos”. Faça o mesmo com “Visto por último” e “Recado”. Isso limita o acesso à sua imagem e informações pessoais.
Preciso trocar meu chip ou número?
Não. O número usado pelos golpistas é diferente do seu e não tem vínculo com sua linha.
Como eles conseguiram meus contatos?
Provavelmente por meio de vazamentos de dados na internet ou consultas em sistemas de crédito. Suas contas não foram necessariamente invadidas, mas é recomendável trocar as senhas por precaução.
COMO DENUNCIAR
Registre uma ocorrência na Polícia Civil
Acesse o site da Polícia Civil do seu Estado e registre um boletim de ocorrência online. A formalização é essencial para a investigação.
Não interaja com o número falso
Evite responder ou confrontar os golpistas. Isso pode aumentar o risco de novos golpes.
Comunique seus contatos e redes sociais
Informe amigos, familiares e colegas que há um número se passando por você. Isso ajuda a evitar que outras pessoas caiam no golpe.
Denuncie o número no WhatsApp
Dentro do aplicativo, clique no número suspeito, selecione “Denunciar contato” e siga as instruções. Peça que seus contatos façam o mesmo.
Envie uma denúncia por e-mail ao WhatsApp
Encaminhe um e-mail para support@whatsapp.com informando o perfil falso e solicitando a desativação imediata da conta.
Fonte: Anatel.
Ficou com dúvidas?
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