No Dia do Banheiro, Sanessol reforça cuidados para evitar desperdícios e destaca a importância de comunicar vazamentos internos | Sanessol

Notícias

No Dia do Banheiro, Sanessol reforça cuidados para evitar desperdícios e destaca a importância de comunicar vazamentos internos

No Dia do Banheiro, Sanessol reforça cuidados para evitar desperdícios e destaca a importância de comunicar vazamentos internos

18 de novembro de 2025



Você sabia que criado em 2001 pela World Toilet Organization, de Singapura, o Dia Mundial do Banheiro passou a integrar, em 2013, o calendário oficial da UN-Water, agência da ONU dedicada às questões globais de água e saneamento?

No Brasil, a data é promovida desde 2020 pelo Instituto Água e Saneamento (IAS), em parceria com diversas instituições. A iniciativa busca ampliar a conscientização e incentivar ações que melhorem as condições de saneamento em todo o planeta.

Em Mirassol, a Sanessol, empresa da Iguá Saneamento e Aviva Ambiental destaca nesta data a importância do banheiro como o “coração do saneamento” dentro das residências e comércios da cidade.

Isso porque é justamente nesse ambiente que se concentram os maiores volumes de consumo de água, por isso é preciso atenção redobrada às instalações para evitar desperdícios.

Como compromisso ambiental e social, a Sanessol realiza ao longo do ano campanhas de conscientização em relação ao uso consciente de água no dia a dia e emite alertas em relação aos vazamentos internos.

O que fazer?

Segundo a gerente operacional da Sanessol, Renata Ferrarese, a principal dica é comunicar imediatamente, caso o morador perceba algum vazamento.

“Às vezes, o cliente faz o reparo e não se lembra de comunicar o vazamento ou apresenta a nota fiscal do conserto de forma tardia, o que dificulta o procedimento de revisão do consumo. Com a comunicação imediata, pode agilizar o atendimento e garantir que o procedimento de revisão seja processado de forma eficiente, conforme as regras estabelecidas no contrato de concessão”, explica.

A prática, além de importante, é obrigatória. De acordo com o artigo 70 da Portaria ARSAE nº 001/2008, o vazamento deve ser comunicado imediatamente por escrito, com identificação completa do usuário e do imóvel, e o reparo deve ser concluído em até 30 dias. Se o prazo não for cumprido, os abatimentos concedidos são revertidos nas duas faturas seguintes e o consumidor perde o direito a nova revisão pelo mesmo vazamento.

Quando o vazamento interno é comprovado, as contas podem ser revisadas em até duas faturas subsequentes, com base na média dos últimos seis meses, desde que o reparo seja realizado dentro do período estabelecido.

Fique atento

Assim que um vazamento for detectado, a orientação é tirar fotos e informar o vazamento na loja de atendimento da Sanessol, na Av. Luiz Fernando Moreira, 1115 ou pelo WhatsApp 0800 774 0195.

Deste modo, um técnico da Sanessol vai até o imóvel em até três dias corridos.
Na sequência, o cliente deve contratar um profissional capacitado para consertar o vazamento dentro do prazo de 30 dias, e apresentar fotos e vídeos do vazamento (antes e depois), laudo técnico (se houver) e nota fiscal na Sanessol para solicitar a revisão da fatura.

Consulte os canais de comunicação da Sanessol no site www.igua.com.br/sanessol.

voltar