Altas temperaturas impactam diretamente o saneamento básico | Atibaia

Notícias

Altas temperaturas impactam diretamente o saneamento básico

Altas temperaturas impactam diretamente o saneamento básico

14 de dezembro de 2024

Atibaia, dia 14 de dezembro de 2024 – Dia 21 de dezembro será marcado pela chegada oficial do verão, estação mais quente do ano que traz também alguns desafios para o saneamento básico. As altas temperaturas podem afetar o esgotamento sanitário, principalmente devido aos termômetros elevados, chuvas intensas, mudanças no padrão de consumo e sobrecargas nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações Elevatórias de Esgoto (EEE). Os cuidados durante esse período devem ser redobrados. 


Segundo pesquisas do Trata Brasil em parceria com a Way Carbon, as ondas de calor impactam diretamente o saneamento básico e causam danos na infraestrutura, pois sobrecarregam os equipamentos. Isso ocorre por conta do aumento da demanda, já que a quantidade de resíduos que chegam nas ETEs são maiores do que o usual e, consequentemente, a quantidade de energia elétrica utilizada também cresce. 


Devido as chuvas mais frequentes e intensas durante o verão, o que em áreas onde o esgoto e o sistema de drenagem são combinados por um sistema misto, as tempestades podem causar o extravasamento, levando a ocorrência de alagamentos e à contaminação de ruas e áreas habitadas. Também com o aumento das chuvas e calor excessivo, o esgoto a céu aberto pode espalhar-se mais facilmente, criando focos de doenças como diarreia, leptospirose e outras infecções. 


“Amamos o verão, claro! Mas, é necessário que toda a sociedade enxergue sua responsabilidade para mantermos a qualidade da estrutura do saneamento básico, mesmo nessa fase de possível sobrecarga. É importante ter atenção ao consumo excessivo de água e quanto as redes cruzadas de esgoto que podem levar a extravasamentos, além disso sempre reforçamos a conscientização sobre a destinação correta do lixo: nunca na rede de esgoto”, pontua Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento. 
 

Sobre a Atibaia Saneamento: A empresa atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 110 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 120 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá. 

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 19 municípios, de cinco estados brasileiros (AL, MT, PR, RJ e SP), com 8 operações que beneficiam quase 3 milhões de pessoas. Em setembro de 2024, a Iguá venceu o leilão de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sergipe, onde atenderá 74 municípios, e o leilão de PPP da Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar), arrematando o lote 3, pelo qual vai operar em 28 municípios da região Oeste do Paraná. 

Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco em universalização do saneamento, segurança hídrica, redução das emissões de CO2, aumento de mulheres na liderança e transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou, pela 4ª vez, como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2024, ranking nacional que avalia a relação com startups. Ainda em 2024, a companhia garantiu a manutenção de suas certificações ISO 37001 e ISSO 37301 (Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance), demonstrando maturidade desde a certificação inicial e reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados em suas operações. Em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br


Informações à imprensa 

Sustentar Comunicação Estratégica 

Thais R Croitor – thais@sustentar.ag 

(11) 4260.9822 / (11) 94768.5814 



voltar