Vazamentos de esgoto podem colocar em risco estruturas residenciais | Atibaia
Notícias

Vazamentos de esgoto podem colocar em risco estruturas residenciais
28 de dezembro de 2024
Atibaia, dia 28 de dezembro de 2024 – Os vazamentos domiciliares de esgoto representam um grave problema para a saúde pública e para o meio ambiente, com riscos que afetam moradores e a infraestrutura urbana, devido à contaminação da água e do solo. Além do perigo de doenças infecciosas, esse cenário compromete a qualidade de vida da população, pois pode gerar danos irreparáveis ao equilíbrio ecológico.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, 62,5% dos domicílios brasileiros tinham acesso à rede de coleta de esgoto, número que vem aumentando com o avanço do esgotamento sanitário no país. Segundo a Leak Inspection, empresa especialista em vazamentos de canalizações, residências que ainda mantêm as primeiras instalações possuem maior risco, pois tubulações de ferro fundido ou mais antigas, como as de manilha, sofrem corrosão, apodrecem e criam aberturas que causam vazamentos.
Tubulações incompatíveis também são um problema potencial. O diâmetro padrão utilizado no esgoto é de 100 mm, ou seja, o tamanho do tubo do esgoto central. Os ramais que estão ligados a esse tubo podem ter diâmetros entre 40 mm (para pia de cozinha e banheiros), 50 mm (para caixa sifonada) e 75 mm (para o tubo usado na lavanderia). Diâmetros menores tendem a apresentar maiores problemas de entupimentos.
Alguns sinais, como mau cheiro, barulhos incomuns na infraestrutura e umidade no piso, devem ser monitorados. Ao localizar um ponto de atenção, o morador deve procurar o auxílio de um profissional da área. O vazamento de esgoto em residências, apesar de ser um grave problema, pode ser solucionado com relativa facilidade.
"É fundamental que toda a sociedade colabore para o bom funcionamento de toda a rede de esgoto. O munícipe tem um papel fundamental quando observa o cenário da sua residência e cuida das manutenções periódicas. Por aqui, o nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso a um ambiente seguro, saudável e sustentável", comenta Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento.
Sobre a Atibaia Saneamento: A empresa atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 110 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 120 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá.
Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 19 municípios, de cinco estados brasileiros (AL, MT, PR, RJ e SP), com 8 operações que beneficiam quase 3 milhões de pessoas. Em setembro de 2024, a Iguá venceu o leilão de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sergipe, onde atenderá 74 municípios, e o leilão de PPP da Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar), arrematando o lote 3, pelo qual vai operar em 28 municípios da região Oeste do Paraná.
Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco em universalização do saneamento, segurança hídrica, redução das emissões de CO2, aumento de mulheres na liderança e transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou, pela 4ª vez, como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2024, ranking nacional que avalia a relação com startups. Ainda em 2024, a companhia garantiu a manutenção de suas certificações ISO 37001 e ISSO 37301 (Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance), demonstrando maturidade desde a certificação inicial e reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados em suas operações. Em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.
Informações à imprensa
Sustentar Comunicação Estratégica
Thais R Croitor – thais@sustentar.ag
(11) 4260.9822 / (11) 94768.5814