Cozinha Sustentável abre programação de 2026 em Atibaia | Atibaia Saneamento
Notícias
Cozinha Sustentável abre programação de 2026 em Atibaia
23 de julho de 2026
A Atibaia Saneamento, empresa do grupo Iguá que atua em Parceria Público-Privada com a SAAE (Saneamento Ambiental de Atibaia), realiza no dia 28 de julho a primeira edição de 2026 do programa Cozinha Sustentável. A iniciativa gratuita acontece no Núcleo de Inclusão Produtiva, no Jardim Cerejeiras, e tem como destaque a oficina "Técnicas para facilitar o dia a dia", programada para o período das 9h às 11h30.
A atividade apresenta soluções para simplificar as tarefas relacionadas ao preparo das refeições, com orientações sobre armazenamento, organização e conservação dos alimentos. O conteúdo também traz alternativas para ampliar o aproveitamento dos ingredientes, reduzir perdas e contribuir para uma rotina mais prática e econômica.
O programa Cozinha Sustentável busca incentivar o consumo responsável e ampliar oportunidades de aprendizado e geração de renda por meio da gastronomia. A iniciativa faz parte do Programa Impulso, desenvolvido pela Iguá Saneamento para promover ações de educação ambiental, desenvolvimento social e fortalecimento dos vínculos com a comunidade. Ministradas pela chef Elaine Barcellos, as oficinas unem educação alimentar, responsabilidade ambiental e inclusão social, aproximando sustentabilidade e qualidade de vida da população atendida.
"As pessoas precisam conhecer esse projeto, porque o aproveitamento dos alimentos é muito grande. A oportunidade que vocês oferecem para a população é muito boa", afirma Maria Aparecida Castro de Souza, de 50 anos, moradora do bairro Cerejeiras.
Além da oficina da manhã, a programação do dia 28 contará com a atividade "Aproveitamento total do alimento", realizada das 13h às 15h30. O encontro apresentará alternativas para o uso integral de cascas, talos e sementes, além de receitas que valorizam partes dos alimentos normalmente descartadas.
"O Cozinha Sustentável reforça o papel do saneamento como agente de transformação social. Cada encontro representa uma oportunidade de fortalecer a educação ambiental e mostrar que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças na comunidade", afirma Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento.
As inscrições estão disponíveis presencialmente na Rua Gonçalves Dias, 265 – Jardim Cerejeiras, ou pelo WhatsApp (11) 97443-8930. As vagas são limitadas.