Iguá reforça papel do acesso à água na saúde e qualidade de vida no agreste Alagoano | Agreste Saneamento

Notícias

Iguá reforça papel do acesso à água na saúde e qualidade de vida no agreste Alagoano

Iguá reforça papel do acesso à água na saúde e qualidade de vida no agreste Alagoano

17 de setembro de 2025

Com operações universalizadas, companhia reforça que o acesso à água tratada é um dos fatores fundamentais para reduzir internações, desigualdade e gastos públicos com saúde


Em um país onde cerca de 90 milhões de pessoas ainda vivem sem acesso à coleta de esgoto e apenas 52,2% do esgoto gerado é tratado, segundo o Instituto Trata Brasil, a Iguá Saneamento, representada em Alagoas pela Agreste Saneamento, reforça o papel essencial do saneamento na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Em um mês marcado pelo Dia Nacional da Saúde, a companhia destaca que o bem-estar da população é diretamente beneficiado pelo acesso a serviços básicos como água tratada e esgotamento sanitário.


Dados do Trata Brasil também indicam que, em 2023, a falta de saneamento básico adequado esteve relacionada a cerca de 12 mil mortes no Brasil. Com o avanço do saneamento nos últimos anos, em 2024, o número de internações hospitalares ligadas às doenças infecciosas transmitidas pela água contaminada, chamadas de veiculação hídrica, chegou a 345 mil casos, uma redução significativa em relação a 2008, quando foram registradas 615,4 mil internações.


De acordo com o estudo Futuro em Risco: os impactos da falta de saneamento para grávidas, crianças e adolescentes, do Instituto Trata Brasil, em 2019, em todo Brasil foram registrados 6,6 milhões de afastamentos de crianças na primeira infância e 4,6 milhões na segunda infância de suas atividades rotineiras, incluindo a escola, devido a doenças como diarreia e leptospirose. O impacto também é preocupante no longo prazo: ao analisar uma trajetória de 35 anos de vida profissional, o estudo estima que indivíduos sem acesso ao saneamento desde a primeira infância terão, em média, uma renda 46,1% menor do que aqueles que cresceram com esses serviços essenciais. O dado evidencia que investir em saneamento é também investir em mobilidade social e redução de desigualdades.


A Iguá, presente em seis estados do Brasil, investe continuamente para ampliar o acesso aos serviços de saneamento. Desde sua fundação, a companhia já investiu cerca de R$ 14,3 bilhões em concessões e parcerias público-privadas em saneamento.


No Agreste alagoano, onde a Agreste Saneamento atende mais de 400 mil pessoas em 10 municípios, os desafios possuem características próprias. A combinação de clima semiárido, períodos de estiagem prolongada e a dispersão populacional em áreas rurais exige soluções específicas para garantir segurança hídrica. A empresa vem adotando tecnologias e estratégias adaptadas à realidade local, como a modernização de sistemas de captação, o controle rigoroso de perdas na adução e a ampliação da capacidade de armazenamento do lodo de ETA. Além disso, as Estações de Tratamento de Água são de circuito fechado, ou seja, toda a água utilizada no processo produtivo volta para o sistema de tratamento.


“Nosso compromisso é assegurar que cada família da região tenha acesso à água tratada de qualidade, independentemente da localização ou das dificuldades logísticas. Investir no abastecimento do Agreste alagoano é investir diretamente na saúde, na educação e no futuro de milhares de pessoas”, destaca Ângela Lins, diretora-geral da Agreste Saneamento.


Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.

voltar